Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home / Informações gerais para os alunos do mestrado do POSTRAD

Informações gerais para os alunos do mestrado do POSTRAD

Informações gerais para os alunos do mestrado do POSTRAD

1) Disciplinas e atividades

O aluno do curso de Mestrado deverá integralizar um mínimo de 16 (dezesseis) créditos em disciplinas (04 créditos podem ser em domínio conexo), de acordo com o programa de estudo elaborado em consenso pelo aluno e o professor-orientador. Não será atribuído crédito à dissertação de mestrado;

O aluno tem direito de faltar no máximo 25% da disciplina; Caso não possa frequentar as aulas deverá solicitar trancamento geral de matrícula.

O Estágio de Docência é obrigatório para bolsistas com normas a serem seguidas (disciplina de 02 créditos).

Alunos devem participar (assistir) de pelo menos 03 eventos do Programa durante o semestre.

2) Prazos

Incluindo a dissertação, o aluno não poderá completar o curso de Mestrado em prazo inferior a 2 (dois) nem superior a 4 (quatro) períodos letivos regulares.

Excepcionalmente, mediante apresentação de justificativa e de cronograma por escrito à Comissão de Pós-Graduação Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução que indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, este prazo poderá ser estendido ou reduzido por período inferior a 01 (um) semestre letivo.

 O não cumprimento do prazo de titulação implicará, salvo justificativa encaminhada por escrito à Comissão de Pós-Graduação Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução, desligamento do aluno.

3)  Para obter o diploma de Mestre, o aluno deverá:

a) completar o número de créditos exigidos;

b) ter aprovação na defesa do projeto de Dissertação de Mestrado até ao final do 3º (terceiro) período letivo no máximo (Relatório de Pesquisa). O projeto deverá ser apresentado e aprovado por uma banca examinadora constituída por 02 professores examinadores, sendo um deles o orientador, portadores do título de doutor, vinculados ao programa de pós-graduação em Estudos da Tradução e por 01 (um) suplente;

c) ter, pelo menos, uma comunicação em congresso científico como autor apresentador, em que o nome da Universidade de Brasília, Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD) deverá constar na comunicação como endereço do autor discente (ver Documento ÁREA / CAPES, setembro 2013);

d) ter sua dissertação defendida e aprovada em sessão pública por uma comissão examinadora de 03 (três) especialistas e aprovada pela Comissão de Pós-Graduação em Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução e pelo DPP.

A comissão examinadora da dissertação de Mestrado deverá ser constituída pelo professor orientador e por 02 (dois) outros professores doutores de reconhecida competência na área de conhecimento, sendo pelo menos um deles não vinculado ao programa. Um membro suplente também deverá ser indicado, caso um membro titular não possa participar da defesa.

O projeto e a dissertação de mestrado deverão ser redigidos em língua portuguesa nos moldes formais (resumo, abstract, introdução, fundamentação teórica, metodologia, resultados, discussão, conclusão e bibliografia). Artigos publicados em revistas indexadas, livros ou capítulos e anais de congressos, diretamente relacionados à dissertação, poderão ser anexados. Da dissertação deverá constar menção a todos os órgãos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização do trabalho.

O candidato deverá expor a dissertação de mestrado, em sessão pública, num prazo aproximado de 30 (trinta) minutos.

Cada examinador terá o prazo de aproximadamente 30 (trinta) minutos para arguir o candidato, que disporá de igual tempo para responder.

Os membros da comissão examinadora/defesa não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação e execução do projeto de dissertação.

Na impossibilidade da participação do orientador, este poderá ser substituído na defesa por outro professor credenciado no Programa, mediante aprovação do DPP.

O projeto e a apresentação da dissertação de mestrado serão requeridos, por escrito, com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias, pelo professor-orientador, por intermédio da Comissão de Pós-Graduação do Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução, à CPP, que aprovará a data de sua realização e a constituição da banca examinadora.

4) Informações gerais

O aluno poderá solicitar trancamento geral de matrícula por um período letivo regular no mestrado. Durante o período de trancamento de matrícula o aluno não poderá receber bolsa de estudo da quota administrada pelo curso. O aluno deverá seguir rigorosamente as normas de bolsista estabelecidas pela CAPES e pelo POSTRAD. De acordo com o documento de Área da CAPES (2013), o aluno não poderá ultrapassar o período de 30 meses no Programa.

Maiores informações sobre o curso constam no Regulamento do Programa de pós-graduação em Estudos da Tradução.

Deixe uma resposta