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Projetos – Hans T. Harden

Projetos de pesquisa
2013 – Atual: Terminologia e Tradução: Análise de corpus exemplificada por obras selecionadas de Wilhelm von Humboldt.

Descrição: Justificativa Wilhelm von Humboldt é sem dúvida conhecido como um dos pensadores alemães mais influentes, em especial na área de estudos de linguagem e de línguas. No entanto, seria uma limitação inaceitável desconsiderar os importantíssimos artigos e ensaios que escreveu sobre temas de áreas como a educação, a filosofia do estado e a antropologia. Infelizmente, a obra de Wilhelm von Humboldt está até hoje relativamente inacessível para quem não têm excelente domínio da língua alemã por vários motivos: primeiro, o estilo de Humboldt torna a leitura bastante difícil mesmo para falantes nativos de alemão; segundo, Humboldt não se encaixa com facilidade nas escolas de pensamento mais conhecidas; terceiro, muitas de suas ideias parecem, prima facie, não muito politicamente corretas no contexto atual. Por isso, uma contextualização do pensamento de Humboldt é imprescindível, assim como um esclarecimento dos conceitos chaves que ele usou não raro de forma relativamente frouxa. Fundamentação O fundamento teórico mais adequado para uma investigação como a proposta neste projeto é a teoria dos skopus (cf. Rei /Vermeer 1991). Textos Os textos de Humboldt a serem traduzidos ao longo da duração deste projeto podem ser agrupados em quatro grandes áreas: i) princípios; ii) linguagem e línguas; iii) antropologia; iv) educação. Seguem abaixo os títulos dos escritos de Humboldt segundo essa divisão. Princípios 1. Revolution: die Entstehung des Neuen 2. Der Einzelne und der Staat 3. Die Biographie einer Nation 4. Wechselwirkung: Geschlecht und Erzeugung 5. Geist 6. Kunst 7. Das Ideal: die Griechen 8. Methode: die Darstellung des Geschehenen Língua e Línguas 1. Über Denken und Sprechen 2. Über Sprache und Dichtung 3. Vergleichung aller Sprachen 4. Wort Zeichen Bild 5. Das gesamte Sprachstudium 6. Übersetzen 7. Kassandra: Übersetzung aus dem Griechischen 8. Projekt: das vergleichende Sprachstudium 9. Artikulation: Sprache und Buchstabenschrift 10. Der unabänderliche Dualismus 11. Quechua 12. Das bildende Organ der Gedanken 13. Charakter der Sprache Antropologia 1. Physiognomien französicher Könige 2. Einsiedeleien auf dem Montserrat 3. Die Basken 4. Baskische Frauen 5. Baskische Tänze 6. Stierkampf 7. Indische Philosophie: Geist und Gottheit Educação 1. Schulen 2. Antrag auf Einrichtung der Universität Berlin 3. Universität und Akademie Referências Bibliográficas Adler, G.J. 1866. Wilhelm von Humboldt’s Linguistic Studies. New York: Wynkoop & Hallenbeck. Bloomfield, Leonhard. 1933. Language. New York: Henry Holt and Co. Borsche, Tilman. 1981. Der Begriff der menschlichen. Rede in der Sprachphilosophie Wilhelm von Humboldts. Stuttgart: Cotta. Bösch, Sarah. 2006 Wilhelm von Humboldt in Frankreich. Studien zur Rezeption (1797 2005) Schöningh: Paderborn. Brinton, Daniael G 1890. Essays Of An Americanist. Philadelphia, Porter & Coates, 1890. Reprint 2009 by Kessinger Publishing’s Rare Reprints. Brinton, Daniael G. 1885. The Philosophic Grammar of American Languages, as set forth by Wilhelm von Humboldt, with the Translation of an Unpublished Memoir by Him on the American Verb . In Proceedings of the American Philosophical Society, Part IV Vol: 22, No 120, Oct., 1885, pp. 306 331, Philadelphia, 1885 Brown, Roger Langham. 1967. Wilhelm von Humboldt’s Conception of Linguistic Relativity. The Hague and Paris: Mouton. Buchholz, Ulrike. 1986. Das Kawi-Werk Wilhelm von Humboldts. Münster: Institut f. Allgemeine Sprachwissenschaft, Nodus. Cassirer, Ernst 1923 31. Philosophie der symbolischen Formen. 3 vols. 4th ed., Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1964. (On Humboldt: Vol 1). Cassirer, Ernst. 1923. Die kantischen Elemente in Wilhelm von Humboldts Sprachphilosophie . Festschrift Paul Hensel, Greiz: Ohag. Cassirer, Ernst 1953. English transl. The Philosophy of Symbolic Forms. New Haven: Yale University Press Chomsky, Noam. 1965..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Hans Theo Harden – Coordenador / Arnd Witte – Integrante / Alessandra Ramos de Oliveira Harden – Integrante.

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