Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home / Projetos – Germana Henriques Pereira de Sousa

Projetos – Germana Henriques Pereira de Sousa

Projetos de pesquisa

2011 – Atual
Tradução e Sistema Literário – História da Tradução: a tradução dos clássicos e os escritores/tradutores

Descrição: Por meio do estudo da história da tradução, busca-se determinar as circunstâncias e as condições em que a tradução contribuiu ou não para a formação do cânone nacional, quais as relações da tradução com a produção literária brasileira, e quais foram as normas empregadas pelos tradutores nacionais para nortear suas traduções de grandes obras literárias, mas também da literatura não-canônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Germana Henriques Pereira de Sousa – Coordenador / Sonia Maria Puttini – Integrante / Camilla de Miranda Mariath Gomes – Integrante / Aline Bispo Lopes Magalhães – Integrante / Jakeline Pereira Nunes – Integrante / Patricia Rodrigues Costa – Integrante / Mônica dos Santos Gomes – Integrante / ALYNE SILVA – Integrante / ELIANE LEAL – Integrante / Lorena Timo – Integrante / Rodrigo D’Avila Braga Silva – Integrante / Lorena Rabelo – Integrante / Aline Bastos – Integrante / Karine Oliveira – Integrante / Rony Cardoso – Integrante / Jana Melo Araújo – Integrante.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 9
2008 – 2010
Estudos de crítica dialética: forma literária e processo social em nação periférica

Descrição: Este projeto de pesquisa apresenta o plano de trabalho do grupo de pesquisa Literatura e Modernidade Periférica, registrado no CNPq e inserido no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB), onde o grupo vem realizando, desde 1999, suas atividades de pesquisa, extensão e docência. O grupo Literatura e Modernidade Periférica é coordenado pelo Professor Pós-Doutor Hermenegildo Bastos e tem a seguinte composição: 2 professores pós-doutores, 7 professores doutores, 3 doutorandos, 6 mestres, 7 mestrandos, 8 graduados/ especialistas, em sua maioria ligados à Universidade de Brasília. O grupo Literatura e Modernidade Periférica integra a linha de pesquisa Crítica da História Literária, do Programa de Pós-Graduação do TEL/ IL/ UNB e desenvolve suas atividades de pesquisa, extensão e docência tendo como foco as relações entre forma literária e processo social, considerando, especialmente, o modo como se realizam tais relações em condições de produção modernas e periféricas, o que implica a investigação das questões apresentadas a seguir. Como se concretiza a representação literária em nação periférica? Qual a relação entre a formação do sistema literário brasileiro e a formação do Brasil como nação? O que significa o trabalho literário num país de origem colonizada, mercantil e escravocrata? De que formas se articulam os modelos literários universalizados e as demandas da literatura empenhada na construção nacional? Qual é a importância da tradução para a formação do sistema literário brasileiro, levando em consideração as relações entre centro e periferia? Como a produção literária brasileira formaliza esteticamente os dilemas do Brasil e do modo de ser brasileiro, entre local e cosmopolita, dependência e emancipação, arcaico e moderno, atraso e progresso, liberais burgueses e política do favor? Como entender a permanência na contemporaneidade? .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Germana Henriques Pereira de Sousa – Coordenador / Ana Laura dos Reis Corrêa – Integrante / Deane Maria Fonseca de Castro e Costa – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5

Deixe uma resposta

Site by: Stainless Steel Teapots