Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites www.bets.zone Read the reviews and compare sites to quickly discover the perfect account for you.
Home » Grupo de Pesquisa de Competência Comunicativa

Grupo de Pesquisa de Competência Comunicativa

O Grupo de Pesquisa em Competência Comunicativa objetiva produzir conhecimento que contribua para a compreensão do conceito de competência comunicativa do arcabouço teórico de Marianne Celce-Murcia (2007) a ser aplicado em áreas diversas da terminologia, da linguística, e dos estudos de tradução. (Veja grupo no DGP.)

Cada linha de pesquisa possui autonomia quanto à metodologia de trabalho. A leitura e discussão de textos teóricos, entretanto, perpassa por todas as linhas. As linhas de pesquisa também organizam a coleta de dados e elaboração de corpus de análise.

As linhas de pesquisa mantêm reuniões periódicas e todo o grupo se reúne mensalmente para partilha do andamento de cada pesquisa. Estas reuniões mensais, eventualmente, são substituídas por reuniões dos coordenadores de linhas com o líder do grupo.

Relações dos membros e linhas de pesquisa

Prof. Dr. Virgílio Pereira de Almeida (líder) – Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Formação Sociolinguística do Professor de Inglês como Língua Estrangeira

Objetivos: avaliar a formação sociolinguística do professor de inglês como língua estrangeira no DF; investigar o nível de consciência do professor de inglês como língua estrangeira em relação à competência comunicativa; propor estratégias para incluir a sociolinguística na prática de ensino dos professores de inglês como língua estrangeira. Esta linha de pesquisa é realizada em colaboração com o Projeto Pontes, coordenado pela Profa. Stella Maris Bortoni-Ricardo.

EstudantesFernanda de Sá MenesesLais Roduvalho Santos.

Linha de Pesquisa: Competências do Humor

Objetivos: analisar competências necessárias para compreensão plena de um seriado de humor televisivo; classificar competências não linguísticas utilizadas em um seriado de humor; refletir acerca das estratégias de ensino para capacitar o aprendiz a adquirir certas competências; analisar propostas dos tradutores profissionais para situações em que a tradução é um desafio.

Estudantes:  Ana Beatriz Soares Madureira, Ariel Heringer Diniz Salles da Silva, Cinthia Duarte MilitãoLais Roduvalho SantosPriscilla Lohayne Ornelas RochaTauãnara Monteiro Ribeiro da Silva.

Reuniões: sextas-feiras, 10h.

Profa. Dra. Fernanda Alencar Pereira – Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Competências para a compreensão de textos literários africanos (multilingues)

Objetivos: Analisar obras literárias africanas, escritas em português, inglês e francês, no que diz respeito às competências necessárias para a total compreensão do texto escrito, levando em consideração a presença subjacente de outras línguas africanas.

EstudantesAgnes Jahn SturzbecherAmarílis Macedo Lima Lopes de Anchieta, Felipe Oliveira Pereira, Roger Nunes Souza.

Profa. MSc. Susana Martínez Martínez – Currículo Lattes

Linha de Pesquisa: Competência comunicativa em língua espanhola na América Latina: a influência de línguas e culturas indígenas

Objetivos: Analisar a influencia das línguas e das culturas indígenas nos países de América Latina nos quais o espanhol é a língua oficial; Sistematizar os itens linguísticos e culturais indígenas presentes no dia-a-dia do falante nativo em espanhol da América Latina; Realizar propostas alternativas para itens da competência comunicativa que reforcem atitudes discriminatórias.

EstudanteJuliana Maria de Oliveira MarquesSofia Morong Rosty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado