Home » Notícias » Professor Virgílio apresenta trabalho na NWAV 2011

Professor Virgílio apresenta trabalho na NWAV 2011

O Professor Virgílio Almeida irá apresentar, em conjunto com as professoras Stella Maris Bortoni-Ricardo e Paula Cobucci, um painel na 40ª edição do NWAV – New Ways of Analyzing Variation, na Universidade de Georgetown, em Washington, DC, no final de outubro.

O painel, intitulado Introducing Sociolinguistics in the Portuguese language syllabus of Brazilian schools, pretende traçar um breve histórico sobre os fundamentos do ensino de língua portuguesa na educação básica do Brasil, que valoriza sobremaneira a taxonomia gramatical como objeto de ensino; em seguida os panelistas abordarão a legislação brasileira em relação à inclusão de questões sociolinguísticas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático, para finalmente tratar da celeuma desencadeada pela mídia no primeiro semestre de 2011 em relação a um livro didático que reconhecia como legítimo o uso de formas não canônicas do português brasileiro.

O congresso NWAV é um das mais tradicionais na área da sociolinguística, e esse ano contará com apresentações de trabalhos de William Labov, Deborah Schiffrin, Robert Shuy, Ralph Fasold, Dennis Preston, Walt Wolfram, dentre outros nomes de destaque na área.