Home » Notícias » Professor Cláudio participa de mesa redonda

Professor Cláudio participa de mesa redonda

A convite do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, o Prof. Cláudio Menezes (Coordenador do LEA-MSI) participará de mesa redonda no Colóquio Internacional “A Língua Portuguesa na Internet e no Mundo Digital”, que acontece de 23 a 26 de abril de 2012, na cidade de Guaramiranga, Ceará, na Universidade para a Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB), co-organizadora do evento.

A apresentação do Prof. Cláudio versará sobre o tema ” “Multilinguismo no Ciberespaço: A participação do Português numa B@bel Digital ?”, cujo resumo segue abaixo.

Para maior participação de uma língua nos dias de hoje não se pode fechar os olhos para uma realidade: o mundo digital é um dos principais espaços para a vitalidade de uma língua em suas múltiplas dimensões. Por outro lado, graças às aplicações das tecnologias da informação e comunicação, as fronteiras para uso de uma língua (no passado, exclusivamente geográficas) se dissolveram. Daí a necessidade de alcançar e mobilizar falantes de outras línguas para que tenham interesse pelo português e vice-versa. Nesse contexto, a presente comunicação se propõe a apresentar o ambiente no qual uma língua se desenvolve no mundo digital, com uma breve descrição da situação estatística das línguas no mundo, concluindo com algumas sugestões que poderão contribuir para uma maior presença da língua portuguesa no ciberespaço.