Home » Notícias » Desdobramentos de Pesquisa

Desdobramentos de Pesquisa

O Grupo de Pesquisa sobre Competência Comunicativa continua a colher mais e mais frutos do trabalho desenvolvido.

No final de agosto, o professor Virgílio Almeida apresentou o trabalho ‘Communicative Competence for a Sitcom Audience’ na conferência internacional Foreign Language Learning as Intercultural Experience: The Subjective Dimension, que ocorreu na Universidade Nacional da Irlanda, em Maynooth. O trabalho será publicado até o final do ano no volume 16 da série Intercultural Studies and Foreign Language Learning.

As bolsistas Laís Roduvalho e Tauãnara Monteiro também tiveram um trabalho selecionado para apresentação no 11º Encontro de Letras da Universidade Católica de Brasília nos dias 10, 11 e 12 de setembro próximo. Elas apresentarão o trabalho ‘As competências comunicativas na língua inglesa através da análise de um sitcom’.

A também bolsista Juliana Marques, que apresentou o trabalho ‘A Competência Comunicativa sobre a influência do Guarani no Espanhol Paraguaio’ no III Seminário Interno de LEA-MSI em abril passado, teve um novo trabalho selecionado para apresentação no colóquio internacional Contatos de línguas: mobilidades, fronteiras e urbanização, que ocorrerá na UnB em outubro próximo. O trabalho da estudante intitula-se ‘A competência comunicativa para a compreensão do espanhol paraguaio’.

Por fim, o GPCC estará todo representado no 17º Congresso Mundial da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA), que ocorrerá em agosto de 2014, em Brisbane, na Austrália. Dentre 2300 submissões, o simpósio ‘Communicative Competence: Are L2 Teachers Giving Students Everything They Should Be Entitled To?’ foi aceito, com apresentações dos professores Virgílio Almeida, Fernanda Alencar, Cesário Alvim, Susana Martínez, Sabrina Cerqueira (LET/Espanhol), Isabela Vilas-Boas (Casa Thomas Jefferson) e Elaine Hodgson (Colégio Militar de Brasília). No mesmo congresso, o professor Virgílio apresentará a comunicação ‘What are they laughing about anyway? A study of competence to make sense of sitcoms’ e a professora Susana apresentará um pôster intitulado “Gênero, poder e multilingualismo: a diglossia como fator de exclusão social das mulheres”, que é fruto de uma pesquisa que a professora está desenvolvendo individualmente..

Cada vez mais, a pesquisa do LEA-MSI se fortalece e abre novas perspectivas para os estudantes interessados.