Home » Acontece » Línguas em Vídeo

Línguas em Vídeo

Acontece no dia 9 de dezembro, às 14h, no auditório Roberto Salmerón (Faculdade de Tecnologia – Campus Darcy Ribeiro) o lançamento oficial do DVD “Línguas em Vídeo – Multilinguismo e Inclusão Cultural em Narrativas Audiovisuais”, com a exibição de quatro curtas-metragens produzidos por alunos dos cursos de Letras da Universidade de Brasília (UnB).

Línguas em Vídeo

O DVD é resultado do curso de extensão de mesmo nome, que teve início em abril e promoveu oficinas, palestras e cursos sobre produção audiovisual, com a participação de alunos dos cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA/MSI), de Letras/Libras, e de Tradução do Instituto de Letras. “O objetivo deste projeto foi de capacitar os alunos para a produção de vídeos que apresentassem à sociedade o trabalho desenvolvido nos cursos de Letras da UnB. É um forma de mostrar à comunidade acadêmica e não-acadêmica aquilo que é produzido na universidade, e também uma maneira de atrair novos alunos para estes cursos”, explica o coordenador do projeto, Prof. Marcos de Campos Carneiro.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma publicação acadêmica do Prof. Carneiro no III Simpósio Internacional sobre o Multilinguismo no Ciberespaço, organizado pela Rede Mundial para a Diversidade Linguística (MAAYA). A pesquisa fazia uma análise da importância do multilinguismo na sociedade atual, especialmente com a presença da Internet no cotidiano das pessoas: “Existem aproximadamente 6 mil línguas vivas no mundo. No Brasil, além do português brasileiro, encontramos também as línguas indígenas e a língua brasileira de sinais (Libras). Com estes vídeos, queremos mostrar a importância de valorizar as línguas de baixa difusão, que também devem ter asseguradas seu direito à expressão e à comunicação”, ressalta o professor.

Além da exibição dos curtas, haverá uma palestra com a Profa. Enilde Faulstich, do Instituto de Letras, e debate com os realizadores após a projeção. Na sequência, haverá um coquetel com sorteio dos DVD’s.

Segundo o Prof. Cesário Alvim, coordenador pedagógico do projeto, “o Multilinguismo, na atualidade, pressupõe não só o contato entre várias línguas, mas a coexistência desta diversidade linguística em uma dada comunidade. Neste sentido, o projeto é ambicioso e os vídeos produzidos revelam esta pretensão, e inclusive são interpretados em Libras. Com isso, os vídeos buscam sensibilizar as pessoas para a riqueza cultural das línguas brasileiras, contribuindo para toda a comunidade”.

Os filmes exibidos serão “O Bacharelado em LEA/MSI” (7 min, dir. Márcio Henrique S.P. Souza), sobre o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas; “Casa da Palavra” (9 min, dir. Lígia Benevides), tratando do multilinguismo no Instituto de Letras; “Kwaryp – Alegria do Sol” (11 min, dir. Páltu Kamaiwrá e Chandra W. Viegas), sobre o ritual Kwaryp e o projeto de doutorado do linguista indígena da UnB, Prof. Páltu; e “Universidade para Todos?” (11 min, dir. Saulo Machado), sobre a presença da Língua Brasileira de Sinais nos cursos da UnB.

O projeto “Línguas em Vídeo” foi produzido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do GDF (FAC/DF). A realização é do curso de Línguas Estrangeiras Aplicados ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA/MSI), do Instituto de Letras (IL) e da Universidade de Brasília (UnB). Apoiaram a realização as produtoras Conosco – Cinema e Arte, Trilha Mundos e Instrumento de Ver: a UnB TV; o Laboratório de Línguas Indígenas (LALI/IL/UnB) e o departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET). O lançamento do DVD é organizado e patrocinado pelo Eventos/LET.

14h – 14h10 Abertura
14h10 – 14h25 Prof. Marcos Carneiro – Coordenador do Projeto Línguas em Vídeo
Representante do Instituto de Letras Representante do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/GDF
14h30 Palestra da Profa. Dra. Enilde Faulstich – Multilinguismo no Instituto de Letras
15h Exibição dos filmes

bachareladoleamsi O Bacharelado em LEA/MSI – inst | 7’ | Dir. Márcio Henrique Sanchez Prates SouzaO curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas é um dos mais recentes da UnB: foi criado em 2010, dentro do programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni). Nesta curta, os professores do curso explicam as diferentes linhas de atuação e de pesquisa oferecidas pelo curso, como tradução audiovisual, inserção de línguas minoritárias no mundo digital, censos linguísticos, criação de dicionários, criação de webpages acessíveis, terminologia e organização de conferências internacionais.
casadapalavra Casa da Palavra – fic/doc | 9’ | Dir. Lígia BenevidesKathy é de Cabo Verde e veio fazer o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas na Universidade de Brasília. Ela tem colaborado na realização de um documentário sobre a presença de estudantes africanos na UnB. Quando Kathy precisa fazer um trabalho sobre Multilinguismo no Instituto de Letras, onde estuda, o documentarista decide acompanhá-la em sua pesquisa.
Kwaryp Kwaryp – Alegria do Sol – doc | 11’ | Dir. Páltu Kamaiwrá e Chandra W. ViegasPáltu é doutorando em Linguística no Laboratório de Línguas Indígenas (LALI) da Universidade de Brasília, e realiza uma pesquisa sobre o Kwaryp, ritual oferecido a líderes recém-falecidos, em várias aldeias do Alto Xingu. Quando seu pai morre, Páltu deve voltar para casa e oferecer o ritual ao seu falecido pai, que era líder na comunidade Kamaiwrá.
prouni Universidade para Todos? – doc | 11’ | Dir. Saulo MachadoNeste documentário, escrito, produzido, editado e dirigido por falantes de Libras, um grupo de alunos do curso de Letras/Libras da UnB coloca em discussão a acessibilidade do Vestibular para pessoas com deficiência auditiva. Os alunos questionam a atual forma de ingresso na universidade, e trazem novas propostas para tornar o processo seletivo mais justo e adequado aos surdos.
16h – 17h Debate com os realizadores dos filmes
Mediador: Prof. Marcos Carneiro