Home » Acontece » A gramaticalização de construções evidenciais derivadas do verbo dizer em línguas românicas

O Grupo de Estudos Funcionalistas: Gramática, Discurso e Ensino (GEF-GDE/CNPq-UnB) tem o prazer de convidar para a palestra da Profa. Dra. Vânia Cristina Casseb-Galvão (UFG/CNPq), intitulada “A gramaticalização de construções evidenciais derivadas do verbo dizer em línguas românicas”.

Dia: 22 de outubro de 2014, às 16h30

Local: Sala de Eventos do LIP

Vânia Cristina Casseb-Galvão (UFG/CNPq)

Apresento a estruturação sintática, semântica e informacional de paradigmas construcionais  evidenciais organizados a partir de verbo dicendi em dados de uso de línguas românicas como o português brasileiro, o espanhol e o italiano. O pressuposto é o de que cada uso da língua constitui uma construção e cada construção explicita um pareamento forma-função, de significação própria, que apresenta um determinado grau de esquematicidade, bem como pode apresentar um determinado grau de substancialidade. Por isso, considero que processos de gramaticalização relevam as inconsistências características das línguas e também ajudam a mostrar como, a partir de determinadas condições semântico-pragmáticas, o usuário da língua aprende determinados padrões construcionais e os aplica, segundo determinadas condições contextuais, às mais diversas situações de comunicação, criando novos usos, novos paradigmas. Na gramaticalização, sintaxe e léxico são recombinados; construções são (re)combinadas e mostram o dinamismo e a evolução das línguas, que está fortemente correlacionada às intuições de gramaticalidade, produtividade e funcionalidade dos seus usuários.