Home » Acontece » Minicurso e conferência com Spike Gildea (University of Oregon)

Minicurso e conferência com Spike Gildea (University of Oregon)

O Núcleo de Tipologia Linguística convida:

drgildeaSpike Gildea
Department of Linguistics
University of Oregon, Eugene-OR, USA

Atividades (em português), locais e datas:

Introdução à Gramática de Construções (CxG)

Minicurso, 03 a 06 de junho de 2014, das 9h às 12h

Local: Sala de Reuniões do Instituto de Letras

A evolução das categorias de valência na família Karíb

Conferência, 04 de junho de 2014, às 18h

Local: Auditório do Instituto de Letras

Dr. Gildea trabalha principalmente com trabalho de campo descritivo e documentativo, sintaxe histórico-funcional-tipológica e fonologia histórico-funcional. Ele tem trabalhado na América do Sul há mais de 25 anos, com 15 línguas da família Karíb. Focalizou seu trabalho de campo com os Panare na Venezuela, os Katxúyana no Brasil e os Akawaio na Guyana. Fora da família Karíb, ele trabalhou brevemente com o Rama (Chibcha), Kiche (Maia), Lhasa Tibetano e Kurtoep (Tibeto-Burmana).

Seu trabalho histórico e comparativo é principalmente com a família Karíb, com breves incursões pela família Tupí-Guaraní e (em colaboração com Flávia de Castro Alves) pelo Jê do Norte. Atualmente, está colaborando com Raquel Guirardello na reconstrução interna dos padrões gramaticais das orações principais do Trumai (isolada, Brasil), e com Katharina Haude na reconstrução interna dos padrões gramaticais das orações principais em Movima (isolada, Bolívia). Acabou de co-editar (com Jóhanna Barðdal) o livro Diachronic Construction Grammar, a sair por Brill.

Suas obsessões atuais são (i) a metodologia de reconstrução da gramática, (ii) seu trabalho como co-editor (com Fernando Zúñiga) da série Typological Studies in Language, e (iii) o trabalho em dois projetos colaborativos: Referential Hierarchies in Morphosyntax e Comparative Cariban lexicon and morphosyntax.

Além disso, continua fascinado pela tipologia diacrônica dos principais padrões de alinhamento na oração, especialmente ergatividade e alinhamento hierárquico – ou seja, as origens e os caminhos evolutivos pelos quais ergatividade e hierarquia são criadas na gramática das orações principais.

Realização:

Núcleo de Tipologia Linguística (NTL)

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL – UnB)

University of Oregon