Ciclo de Cinema: Hispano-américa uma História

0

Local: NUREH (Núcleo de Recursos Hispanos)  (Subsolo 234-240 ICC Sul)

 Que tal aprender História  com a ajuda de grandes clássicos do cinema ? Essa é a proposta do ciclo “ Hispano-América uma História”, que a Área  de Espanhol do curso de Letras  da Universidade de Brasília promove a partir do dia 21 de março no NUREH ( Núcleo de Recursos Hispanos) ICC, Entrada Sul, subsolos 234-240, no câmpus da UnB, na Asa Norte.  O ciclo se estenderá até o dia 25 de maio , num total de 9 filmes.

Sempre às  16:30 horas,  nas datas indicadas  no programa será exibido um filme de temática relacionada a um dos grandes eventos ou processos da história da América Latina desde o período pré-hispânico até os nossos dias. Cada projeção será acompanhada por uma apresentação que irá expor o contexto histórico do filme e debater o seu conteúdo com o público. A exibição a apresentação e os  debates serão em espanhol.

Com essa atividade de extensão, o curso de Letras Espanhol da UnB  pretende contribuir para a democratização do acesso aos conhecimentos sobre a História Contemporânea e para a reflexão sobre o mundo em que vivemos, além de aprofundar os laços entre a universidade e a população em geral.

A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. Mas quem quiser poderá assinar uma lista que estará disponível em todas as sessões e, ao final, os participantes presentes em 65% das sessões terão direito a um certificado de extensão universitária.

Para a sessão de estreia, no dia 21 de março , está programada a exibição do clássico filme “Apocalypto ”, de Mel Gibson . A atividade terá uma duração aproximada de 1 hora e meia, incluindo o filme, a apresentação e o debate.

Para mais informações, é só enviar email para o professor Juan Rojas , do curso de  Letras Espanho da UnB, responsável pela atividade: juanperojas@hotmail.com

Veja, a seguir, a programação completa:  

Data

Filme
21/ 03 Apocalypto (2006) , Mel Gibson Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Um grupo indígena mais primitivo  é capturado para servir nestes sacrifícios. Um deles consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família.
28/ 03 1492 A Conquista do Paraíso, Ridley Scott (1992) Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice  
06/ 04 A Missão, Roland Joffe (1986) No final do século XVIII Mendoza (Robert De Niro), um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe (Aidan Quinn), seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta (Cherie Lunghi). Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel (Jeremy Irons), um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.
13/ 04 Hidalgo , Antonio Serrano 2010 Como punição por suas progressivas ideias, o padre Miguel Hidalgo é forçado a abandonar a sua família e mandado para a autoridade eclesiástica de uma pequena cidade. Lá, em San Felipe Torres ele ajuda o povoado local e produz a peça Tartuffe. Mas ao poucos ele se torna inimigo da tradicional facção puritana da cidade pela sua atitude liberal e tendências subversivas.
02/ 05 Frida, Julie Taymor (2003) Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.
11/05 Perón  Sinfonía de un sentimiento, Leonardo Favio, 1999 É um documentário que conta  a história  do peronismo na Argentina de meados do século XX.
16/ 05 Diarios de Motocicleta, Walter Salles, 2004 Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Em Machu Pichu a dupla conhece uma colônia de leprosos e questiona a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.
23/ 05 Salvador Allende , Patricio Guzman 2004 11 de setembro de 1973. Um golpe militar começa no Chile, encurtando o mandato do presidente então vigente Salvador Allende, que, cercado, teria cometido suicidio.O documentário mostra a construção de uma figura carismática, uma reflexão sobre um certo ideal político e a tentativa de reconstruir sua memória, já que a casa de Allende foi saqueada e não sobrou quase nenhum registro da sua vida pessoal.
25/ 05 Guerra a la Democracia; Cristopher Martin,John Pilger, 2007 A guerra contra a democracia (The War on Democracy), é uma pelicula documental do ano de 2007 dirigida por Christopher Martin y John Pilger. Seu titulo e uma ironia do conceito guerra ao terror. O documento se centra na intromissão dos Estados Unidos nos assuntos políticos de Latino-américa, grande parte da temática se desenvolve ao redor da figura de Hugo Chávez na Venezuela. Igualmente se descreve a participacão da CIA nos golpes de estado contra Jacobo Arbenz na Guatemala e Salvador Allende no Chile. Também  aborda o tema da situacão económica no Chile depois da ditadura de Augusto Pinochet e a chegada de Evo Morales na Bolívia.
Share.

About Author

Comments are closed.