II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras

0
   
Caderno de Programação

No mundo contemporâneo e, precipuamente, no Brasil, ensinar e aprender língua e literatura estrangeira tem se tornado, cada vez mais, atividade de grande importância para a vivência e a circulação nos vários espaços das diferentes sociedades. Entretanto, o trabalho com novas línguas – para quem ensina e para quem aprende – é algo complexo e nem sempre previsível, que suscita muitos questionamentos, uma vez que lidamos primordialmente com o que nos constitui em nossa complexidade: a linguagem. Neste cenário, o “II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras”, com o tema “A formação do professor de línguas e literaturas na contemporaneidade: desafios e tendências”, propõe discutir como os sujeitos se envolvem e se constituem no próprio contato e (n)o uso das línguas, e promover espaços para discussão e reflexão sobre o ensino de línguas e literaturas estrangeiras no cenário brasileiro, abordando de forma teórica e prática o ensino de francês, espanhol, japonês, inglês, português como segunda língua, dentre outras, em espaços como a escola pública e a escola particular e os cursos de formação de professores. Logo, a proposta do seminário busca alcançar e reunir estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de línguas e literaturas estrangeiras de diferentes instituições do Brasil.

Programação geral

 

Dia 15 – quarta-feira

Atividade pré-evento: Oficinas (10h – 12h)

14h30 – 16h – Palestra de abertura: “O professor transdisciplinar: quem é e o que pode fazer” – Prof. Dr.Vilson Leffa (UCPel/CnPq)

16h30 – 18h – Sessão de Comunicações Coordenadas

19h-21h – Minicurso e Oficina de Espanhol

19h-21h – Palestra: O Ensino de Literatura Japonesa na Universidade Brasileira

Profa. Dra. Sonia Regina Longhi Ninomiya (FL - UFRJ)

 

Dia 16 de abril – quinta-feira

10h-12h – Sessão de Comunicações Coordenadas e Minicursos

14h30-16h – Mesa-redonda – “O egresso do Curso de Letras: formação para a sala de aula” (Anna More – TEL; Kleber Silva – LIP; Mariney Pereira – LET)

16h30 – 18h – Palestra – Dos afetos aos efeitos: letramento literário e experiência cultural –  Profa. Dra. Eliana Yunes (PUC-RJ)

                                          19h – Palestra de encerramento                 

Saber e poder ser/estar professor de línguas estrangeiras hoje no Brasil – Profa. Dra. Cristina M. Casadei Pietraroia (FFLCH-USP)

Share.

About Author

Comments are closed.